O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu, ontem à tarde, ao governador Mauro Mendes que as obras da duplicação da BR-163 serão retomadas “o mais rápido possível”. A maior cobrança é para duplicar do Posto Gil (Médio Norte) até Sinop, cerca de 260 km, que tem tráfego diário de milhares de carretas, caminhões e automóveis.
O governador pediu prioridade para este trecho. “Em relação à BR-163, estamos firmes no compromisso de retomar o mais rápido possível. Estamos perto do desfecho. Com certeza no ano que vem já estaremos com as obras acontecendo”, disse respondeu Tarcisio.
“Falamos sobre a concessão e os problemas que temos enfrentado. O ministro mostrou o planejamento que o ministério tem para os próximos meses e, com isso, será possível resolver esse problema da duplicação de Cuiabá até Sinop. Acreditamos no trabalho do ministério, do ministro, e que o governo Jair Bolsonaro vai dar uma solução rápida para a conclusão dessa duplicação”, disse Mauro, otimista, ao sair do encontro.
Entidades têm intensificado as cobranças na concessionária que administra a rodovia para duplicar a 163 no Nortão. Na região Sul foram feitas obras duplicando da divisa com Mato Grosso do Sul até Juscimeira. A OAB tem feito estudo e gestões com demais entidades, a bancada federal do Estado no Congresso para que as obras aconteçam o quanto antes devido, também, ao grande índice de acidentes com mortes. A OAB acusa a concessionária de descumprimento contratual e está sendo analisado “documento técnico revela como a concessionária pretende retomar as obras de duplicação e melhorias na rodovia. O plano de cura incluirá um novo parceiro que dará aporte para a retomada das obras. Agora, ficará a cargo da ANTT avaliar a viabilidade do plano de cura ou se será necessária uma ‘relicitação’.
O governador também questionou sobre outras obras de interesse da população mato-grossense, como a BR-158, que há anos está “travada” por conta de um trecho que passaria dentro de reserva indígena, e também sobre as ferrovias. “O ministro confirmou para nós que vai sair pelo contorno, ou seja, por fora da reserva indígena, que é a forma mais rápida, efetiva e eficiente de dar continuidade nessa obra”, adiantou.
Mauro Mendes e Tarcisio também trataram das obras de pavimentação “da BR-242, da Ferrogrão, da Fico, da Ferronorte, que são assuntos importantes para o nosso estado que é um grande exportador e precisa de uma logística eficiente”, disse Mauro. O ministro adiantou que haverá boas novidades para Mato Grosso nesse âmbito. “A Fico (Ferrovia Centro -Oeste que deve ter ramal em Lucas do Rio Verde( vai se tornar uma realidade em contrato ainda este ano, e ano que vem a gente deve ter a obra já andando. Nessa sexta-feira (3) vamos entregar oito pontes na BR-242. Estamos animados com o que vem pela frente para o Estado de Mato Grosso, que demanda muita infraestrutura”, concluiu o ministro.
O coordenador da bancada federal, deputado Neri Geller, também acompanhou o governador, na audiência.
Ontem, eles estiveram reunidos com o ministro da Saúde tratando da destinação de medicamentos para atender pacientes hospitalizados com Covid-19 em Mato Grosso.