A secretaria municipal de Saúde inicia, semana que vem a entrega de kit Covid-19 com Prednisona, Azitromicina, Cloroquina, Ivermectina e Dipirona. A decisão foi tomada após reunião com a equipe médica que atende na rede pública municipal. “Num primeiro momento, foi optado em não adotar nada nesse sentido. Deixando bem claro que esses kits não tratam a doença. Nós não temos um tratamento específico para a doença. Ele trata sinais de sinais de sintomas”, explica o secretário Rafael Bosco. A entrega será controlada e terá acesso o paciente que passar por avaliação e apresentar prescrição médica.
Rafael alerta que o uso indiscriminado de medicamentos pode agravar o estado de saúde do paciente, em vez de oferecer uma cura. “Estamos falando de corticoides, antibióticos, onde o uso inadequado pode trazer malefícios. Medicamentos não podem ser utilizados de qualquer jeito, sem uma avaliação criteriosa do médico”. “O kit só vai ser entregue após avaliação médica e uma prescrição. Devemos tomar muito cuidado com alguns medicamentos. Não sou eu que estou falando. São as autoridades médicas. Então, que se ter cuidado ao usar corticoide, antibióticos e Cloroquina”, recomendou, através da assessoria.
A Farmácia Municipal está bem abastecida com todos os medicamentos que integram o combo. A única dificuldade é com a Ivermectina, que está em falta no mercado nacional devido à demanda. A quantidade inicial que será entregue não foi informada.