Os pacientes que estão impossibilitados de saírem de suas residências, estão sendo testados para o novo Coronavírus (Covid-19) por uma equipe da secretaria municipal de Saúde. O serviço está sendo adaptando para coleta móvel, que pertence à Unidade de Coleta Covid-19. Os atendimentos são feitos de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 23h. No entanto, os testes são disponíveis apenas para pacientes agendados e com encaminhamento médico.
Conforme a prefeita Rosana Martinelli, o momento é sensibilidade. “Nós estamos trabalhando para que a população, em suas devidas condições, possa receber todo o suporte necessário durante essa pandemia. E, neste momento, eu fico muito feliz, em poder compartilhar mais essa conquista. Agora, o cidadão debilitado, que não consegue ir até a unidade referência, receberá o atendimento dentro da comodidade de sua casa”, afirmou Martinelli.
Desde 16 de março, com os primeiros impactos do Coronavírus sendo registrados, a prefeitura estruturou um comitê de situação responsável por formular medidas que aliassem preservação da vida e da dignidade das famílias, por meio do trabalho e renda. Desde então, uma série de decisões foram tomadas e que resultaram na expedição de decretos que instituíram medidas restritivas, regras de cooperação sanitárias e demais.
A prefeitura também estruturou unidades para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais, montou um hospital de campanha, criou uma central para testes de Covid-19, bem como outras ações.
Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado, ontem à noite, 77,7% dos moradores de Sinop que foram diagnosticados positivos para o novo Coronavírus já estão curados. Ou seja, dos 310 confirmados desde o início da pandemia, 241 não estão mais com a doença. Outros 69 ainda são considerados ativos. Sinop já registrou 19 mortes. Uma ocorreu ontem e aguarda liberação de exame pelo Lacen de Mato Grosso.