Começou há pouco, o encontro entre os prefeitos Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e União do Sul, que formam o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires para definirem em conjunto as ações de combate ao novo Coronavírus. A reunião está ocorrendo num centro de eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol, em Sorriso.
A principal motivo do encontro é a definição da instalação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Atualmente, dos 20 leitos disponíveis no Hospital Regional de Sinop para tratar pessoas com a doença e estão disponíveis apenas 3. Em Sorriso tem apenas 2 que estão ocupados.
Anteriormente, o prefeito de Itanhangá e presidente do consórcio, Edu Pascoski afirmou que os 15 municípios ajudarão pagar os custos para instalações de novos leitos. “Precisamos colocar para funcionar o mais rápido possível. Ainda estamos vendo quanto deve custar, mas as cotas devem variar de R$ 80 a R$ 100 mil. A cota deve variar de acordo com o número populacional de cada município”, expôs.
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL) afirmou, ontem, ao Só Notícias, que as decisões compartilhadas, semelhantes para intensificar as ações evitando aumento de casos da doença são fundamentais para o momento. “As pessoas vão de uma cidade para outra. Por isso vamos tomar essas medidas agora em conjunto. O município está pronto para contribuir com a cota para as novas UTIs. O hospital é regional, mas atende nossa população também. Precisa da nossa participação efetiva. O consórcio já ajudou em outros momentos com a compra de camas. Esses leitos vão ficar para o hospital. Esses unidades vão continuar servindo para os 15 municípios que vão usar esses equipamentos no futuro quando acabar essa pandemia. Nossa região tem cumprindo todas as obrigações”.