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Mauro detalha para investidores concessões de rodovias e MT deve captar R$ 1,4 bilhão em investimentos; vídeo

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Só Notícias (foto: Christiano Antonucci/ arquivo)

O governador Mauro Mendes apresentou, hoje, para investidores e executivos do mercado nacional, o programa de concessões das rodovias de Mato Grosso com as oportunidades de negócios e investimentos em infraestrutura logística do Estado. São três lotes de rodovias, totalizando 512 quilômetros, para prestação dos serviços públicos de conservação, recuperação, manutenção e implantação de melhorias. Serão concedidos 140 quilômetros da MT-130, no trecho de Primavera do Leste a Paranatinga, com duas praças de pedágio e o valor da tarifa deverá variar entre R$ 7,50 a R$ 7,90. O segundo lote é nas MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, nos trechos de Jangada a Itanorte, totalizando 233,2 quilômetros com quatro praças de pedágio com mesma tarifa.  O terceiro lote tem mais 138,4 quilômetros da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop com três praças de pedágio e valores que vão de R$ 7,90 a R$ 8,30.

As concessões têm prazo de 30 anos.  Estudos técnicos, estão previstos investimentos de R$ 1,4 bilhão diretamente na melhoria das rodovias, que deverão se iniciar já no primeiro ano de concessão. Já os contratos somam quase R$ 6 bilhões, com uma taxa de retorno de 9,2%.

Mauro detalhou o potencial de crescimento econômico do Estado, que possui vocação eminentemente agrícola, sendo o primeiro Estado produtor de soja, grande produtor de carnes e com forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e da cadeia de transformação industrial. “Mato Grosso tem respondido pela exportação de R$ 7,7 bilhões, de janeiro a maio. Estamos em quarto lugar entres os estados brasileiros e estamos respondendo por 9,1% das exportações totais do país nesses primeiros cinco meses de 2020. Isso mostra a capacidade e competência que Mato Grosso tem na produção de proteína vegetal e animal”, disse Mendes, aos investidores, na reunião virtual.

O governador reforçou ainda o trabalho empenhado pela atual administração para reequilibrar as contas públicas, através de políticas austeras e controle de despesas, para que Mato Grosso pudesse aumentar a arrecadação, sanar as dificuldades financeiras, mudar a realidade fiscal e se tornar hoje um indutor do crescimento.

“Nós conseguimos mudar essa trajetória e o Estado voltou para o azul, o que nos permitiu a reconstrução de um novo cenário de equilíbrio fiscal que será bom para Mato Grosso e melhor ainda para quem possa contribuir com a nossa pujante economia. Qualquer investidor e empreendedor que queira aqui aportar seus recursos saiba que temos tratado com extrema seriedade. Garanto que aqueles que quiserem terão todo o apoio necessário, informações dos dados da economia do Estado, nosso crescimento, o PIB, para ver a nossa capacidade de crescer. Os números dos últimos anos têm demonstrado isso”, disse o governador.

O programa de concessão prevê que sejam repassados à iniciativa privada a administração de importantes trechos rodoviários para o escoamento da produção mato-grossense. “Todas as rodovias escoam a produção do Estado. Teremos rodovias que estarão ligadas diretamente na BR-163 em direção ao Porto de Miritituba, no Pará. Teremos estradas que estarão ligadas diretamente na BR-070, que estará muito próxima do terminal de Rondonópolis e a estrada que liga a Itanorte, passando por várias cidades, interligando até Jangada. Trecho este que estará próximo dos futuros terminais que estão previstos para Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Assim será possível, através dessas rodovias, o transbordo imediato deste material do campo aos terminais ferroviários”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira.

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