A planta da nova unidade que abrigará a sede do quartel da 10ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Sorriso será apresentada, nesta quinta-feira, às 8h, no gabinete do prefeito Ari Lafin (PSDB). O projeto prevê área de mais de 1,2 mil metro quadrados com setor operacional, administrativo e salas de comando e reuniões. A nova unidade será construída ao lado da companhia já existente, no espaço da quadra esportiva. É previsto investimento de R$ 1,7 milhão.
Conforme o comandante e capitão dos bombeiros em Sorriso, Eraldo Moura, o projeto foi finalizado permitindo ao Estado e a prefeitura a assinatura do termo de convênio para o lançamento da licitação da obra. Para a elaboração do projeto foram usados recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom) e da secretaria de Estado de Segurança Pública.
Depois de pronta, a nova unidade propiciará uma melhor disposição dos alojamentos e também do acesso às viaturas. “Hoje o quartel está instalado em um antigo colégio, então várias coisas são adaptadas, como a saída das viaturas. Com a nova estrutura, esse acesso será melhorado garantindo mais agilidade”, explicou Moura através da assessoria.
Moura acrescentou ainda que a área de atendimento ao público ficará distante da área operacional, evitando contato cruzado, e, além disso, a nova estrutura prevê também a instalação de uma torre de salvamento em altura e de uma torre de treinamento. Hoje a companhia comporta um efetivo de 40 militares.