O Senado acaba de aprovar, em 1º turno, em sessão remota, a proposta de emenda constitucional adiando de 4 de outubro para 15 de novembro as eleições para prefeitos e vereadores. A mudança é por conta da pandemia do Covid-19. Foram 60 votos favoráveis e 8 contrários.
Os 3 senadores de Mato Grosso, Jayme Campos, Wellington Fagundes e Carlos Favaro, foram favoráveis a nova data do pleito. Em seguida foram votados os destaques e o projeto também foi aprovado em 2º turno. Agora, será votado na Câmara dos Deputados. Se mantido o projeto original, o 2º turno será em 25 de novembro ( em Mato Grosso só Cuiabá pode ter segundo turno, as demais a definição é no primeiro).
Os presidentes do Senado, David Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se reuniram, há poucos dias, com o presidente do TSE, Luis Barroso, e debateram posicionamentos de autoridades de saúde pública que consideram temerária a eleição ocorrer em 4 de outubro por conta do número de atual de casos de Coronavírus e em muitas cidades continua crescendo a quantidade de infectados e mortos.
O adiamento da eleição também deve alterar datas para realização de convenções, registros de candidaturas e demais procedimentos. Para as prefeituras, a nova data da eleição também proporciona prazo maior para firmar convênios de obras e ações.