A secretaria Municipal de Saúde informou, esta tarde, que os pais precisam levar crianças de seis meses a menores de seis anos a se vacinarem contra a gripe. A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B; e, conforme Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
A vacina contra a gripe é aplicada de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Maria Vindilina, Primaveras, Gente Feliz, Cidade Jardim, Alto Da Glória, América, Camping Club, São Francisco, Boa Esperança, Nações, São Cristóvão, Sabrina e no Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (CIAMS) das 6h às 18h.
Segundo a coordenadora de imunização Girlene Trentin, a procura por parte deste público é considerada baixa. “Mesmo com as diversas ações itinerantes de vacinação que fizemos em pontos estratégicos para atingir o maior número de pessoas que se enquadram nas etapas da campanha, ainda temos um número significante de munícipes dos grupos de risco, principalmente de crianças, para se vacinarem antes da imunização ser aberta à população em geral. Então, pedimos que esse público entenda a importância da vacina, principalmente neste período de pandemia, e busque um unidade de saúde o mais breve possível”, solicita a coordenadora.
Até o dia 30 deste mês as doses estão disponíveis para os doentes crônicos, pessoas com deficiência, caminhoneiros/motoristas com carteira C, D e E, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos de 55 a 59 anos e professores.