A secretaria municipal de Saúde informou que o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) dará, a partir de domingo (21) até a próxima terça-feira, continuidade à pesquisa de nível nacional intitulada ‘evolução da prevalência de infecção por Covid-19’, que tem três fases. As equipes passarão por diversas residências, aplicando questionário e um teste rápido para identificar a doença.
Conforme a secretária-adjunta de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, ficou definido com a empresa de pesquisa que, em casos positivados para a doença, o setor de epidemiologia deve ser comunicado imediatamente para que seja notificado/registrado e todos os cuidados com a saúde do munícipe sejam prestados. A enfermeira responsável pela pesquisa também prestará suporte e orientações, e esclarecimentos de dúvidas dos moradores.
“É importante que a população receba apenas as equipes identificadas com crachá. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas e dada a sua notoriedade e importância o Ministério da Saúde contratou/financiou-a para ser desenvolvida em 133 municípios do Brasil, entre eles Sinop”, conclui a assessoria da prefeitura.
No boletim diário da secretaria foi informado que, até ontem à noite, o número de casos confirmados de Coronavírus, desde o início da pandemia, é de 226 (há 438 suspeitos). Houve 15 mortes no levantamento municipal. O da secretaria estadual, de ontem, indica 16 falecimentos.