PUBLICIDADE

Sinop passa a ter relíquia do corpo de Santo Antônio na igreja matriz

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: assessoria -atualizada 10:12h)

Sinop vive um momento histórico. No último dia 13 de junho, dia que a Igreja Católica celebra a memória de Santo Antônio de Pádua, a igreja matriz da Paróquia de Santo Antônio de Sinop, consagrada ao santo, foi agraciada com a deposição da relíquia de primeiro grau do “Santo de todo mundo” (papa Leão XIII).

O documento que atesta a doação da relíquia foi expedido pela Província dos Franciscanos de Pádua (Itália), em maio de 2018. Trata-se de “uma relíquia ex massa corporis Santo Antônio (‘do corpo de Santo Antônio’). As relíquias que estamos doando não são para o culto pessoal, mas destina-se à veneração pública dos fiéis”, expôs, no comunicado enviado para a igreja em Sinop. No referido documento, deseja-se que “o nosso Santo interceda por todos, conduzindo-os a um amor incondicional ao Senhor e a um testemunho convincente de vida cristã”, seguindo o exemplo extraordinário de Santo Antônio.

O costume de depositar relíquias de santos no interior das igrejas remonta os primeiros séculos da Igreja Católica, tempo de martírio e das brutais perseguições aos cristãos. A relíquia dos santos mártires intencionava lembrar às pessoas que participavam das celebrações que o sacrifício da própria vida (martírio) encontra(va) seu sentido último no sacrifício Jesus Cristo, na cruz. Ou seja, quem deseja(va) seguir Cristo na radicalidade corre o risco de ter o mesmo fim do mestre de Nazaré.

A missa festiva e histórica em Sinop em honra a Santo Antônio, no último dia 13, foi presidida pelo bispo dom Canísio Klaus, e, após a exposição da artista sacra e muralista Mari Bueno, sobre os procedimentos relativos a doação da relíquia junto à Basílica de Santo Antônio, em Pádua, e da leitura da carta dos Franciscanos, proferida pelo pároco, padre Roberto Gottardo, dom Canísio conduziu a oração, a bênção e a deposição da relíquia, posta ao lado da imagem de Santo Antônio.

“Sem dúvida, foi momento singular para a paróquia e para Sinop e de profunda alegria e regozijo para a toda a comunidade reunida”, avaliou padre Gottardo. “Ao visitar a belíssima igreja matriz, os sinopenses e visitantes podem rezar diante da relíquia do santo”, concluiu.

O padre Guido Kuhn considera que a “relíquia expressa um sinal de Deus na vida e na missão de Santo Antônio”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE