PUBLICIDADE

Mato Grosso começa este mês colher algodão e Conab avalia desenvolvimento positivo das lavouras

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

A colheita do algodão deve começar este mês, em Mato Grosso. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em relatório divulgado na última semana, o desenvolvimento das lavouras no Estado tem sido “bastante positivo” e apresentado “boas condições fitossanitárias”.

“As adversidades climáticas observadas em determinadas regiões produtoras no estado não trouxeram prejuízos à cultura, pois o algodoeiro possui maior resistência ao estresse hídrico em comparação à outras espécies”, diz a Conab, em seu 9º levantamento da safra de grãos.

A Conab manteve as previsões para a cultura do algodão que já constavam no levantamento anterior. Segundo o órgão, haverá aumento de 0,3% na produtividade, que deve chegar a 4,2 mil quilos por hectare. Para o órgão, “além do clima favorável, o aumento de área, os maiores investimentos no manejo e nos pacotes tecnológicos utilizados concorrem para essa expectativa de incremento”.

Apesar de a colheita começar este mês, a maior parte dos trabalhos deve ficar concentrada entre os meses de julho e agosto, em Mato Grosso. A Conab estima que o Estado plantou 1,160 milhão de hectares na atual safra (a qual ainda não tem números consolidados, uma vez que está em andamento). Caso o resultado se confirme, será um aumento de 7% em relação à área plantada na safra anterior, 1,092 milhão de hectares.

A previsão da Conab é de que Mato Grosso produza pouco mais de 5 milhões de toneladas de algodão, 7,4% a mais que em 2018/2019. Desse total, a companhia estima que sejam 2 milhões de algodão em pluma e 3 milhões de caroço de algodão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE