Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso reforçou, ontem, buscas a suspeitos de pulverizarem produtos tóxicos, com uso de um helicóptero, em reservas florestas em Colniza (1.077 quilômetros de Cuiabá). Dois suspeitos, de 47 e 36 anos, foram detidos. Um helicóptero Robinson R44 preto, duas motobombas e diversos galões de veneno foram apreendidos.
A ação também contou com apoio de fiscais da secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Militar e Civil. De acordo com o Ciopaer, a prática criminosa era feita com a finalidade de ressecamento da flora e depois possível formação de pastagens.
Já em buscas na região, os militares identificaram sinais de degradação ambiental com uso de substâncias tóxicas, confirmando a suspeita e evidenciando a proximidade com o alvo da operação conjunta.
Em seguida, a equipe visualizou o helicóptero com equipamento para pulverização acoplada, além de diversos galões de venenos no interior de uma fazenda, e comunicou as guarnições de solo.
Na sequência, em diligências, as equipes localizaram o responsável pela fazenda e um auxiliar de piloto. Ambos foram detidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.
Agora, o caso segue sendo investigado a fim de identificar outros responsáveis pela ação criminosa.