Começa a vigorar neste sábado (13) o toque de recolher em Cuiabá. De acordo com o decreto municipal 7.956, publicado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de 13 a 28 de junho está proibida a locomoção de qualquer cidadão no território cuiabano entre 22h30 e 5h, exceto trabalhadores de serviços essenciais. A medida foi adotada na quarta-feira (10) como alternativa para evitar o ‘lockdown’, já cogitado pelo prefeito diante do avanço da pandemia do novo Coronavírus na Capital depois que houve flexibilização do isolamento social com a reabertura de vários setores do comércio, incluindo shoppings e bares.
“O isolamento social ainda é a nossa principal determinação, tomando como base os protocolos de segurança das entidades de saúde. Não podendo fazer isso, queremos que o cidadão conviva com o vírus de forma responsável, sem brincar, ou subestimá-lo. Nossas medidas são muitas vezes duras, mas extremamente necessárias para a proteção da saúde de todos”, destacou Pinheiro.
No mesmo decreto, o prefeito prorrogou a suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada pelo menos até 12 de julho. Em Cuiabá, as aulas estão suspensas desde o final de março e os alunos têm aulas on line e pela TV.
Embora tenha decretado o toque de recolher e recomendado o isolamento social, Emanuel Pinheiro segue com o plano de retomada gradual das atividades comerciais. A partir de segunda-feira (15) as atividades econômicas educacionais como cursos de idioma em geral, cursos de pós-graduação específicos da área da saúde, bem como aulas práticas de ensino superior e técnico de cursos na área da saúde, com turmas de no máximo 12 alunos, poderão voltar a funcionar com a presença de alunos.
No mesmo dia muda o horário de atendimento do setor de prestadores de serviço, como salão de beleza, barbearia, cabeleireiro e congêneres. Eles trabalhavam com horário alternativo das 8h às 14h e passarão a atender das 13h às 19h.
Como o toque de recolher restringe a movimentação após as 22h30, o decreto alterou o horário de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, inclusive os que funcionam dentro dos shoppings centers. A partir de segunda, podem atender das 11h às 15h, para almoço, e das 17h30 às 21h30, para jantar.
Em Cuiabá são 1.101 casos positivos de Covid-19 sendo monitorados. 319 pessoas se recuperaram e 43 morreram.