A nova versão do aplicativo MT Cidadão está completando uma semana com 1.355 processos de renovação online da Carteira Nacional de Habilitação solicitados. A plataforma proporciona maior agilidade e comodidade para os motoristas. É preciso acessar a loja playstore da Google e procurar pelo aplicativo “MT Cidadão”, baixar, fazer o cadastro, acessar a sua conta, ir em “Meus Documentos” depois em “CNH” e aparecerá seu nome, categoria da sua CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos. Logo abaixo, na guia “solicitações”, a pessoa deve escolher a opção desejada, no caso específico, “Renovação da CNH”. O próximo passo é conferir seus dados, escolher a unidade do Detran para abrir o processo de renovação e se deseja pegar a CNH na unidade escolhida ou receber pelos correios.
Após confirmação, será aberto um campo para a emissão do boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, que é de R$ 132,36. Ao pagá-la, o condutor deverá se dirigir a unidade do Detran escolhida para tirar sua foto e coletar os dados biométricos. Feito isto, basta comparecer a clínica médica indicada no RENACH para realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.
O diretor de Habilitação do Departamento de Trânsito de Mato Grosso, Alessandro de Andrade, explica que, com o início do processo de renovação da CNH por meio do aplicativo, fica dispensado o requerimento em papel, diminuindo o número de atendimentos presenciais além de gerar economia nos recursos.
“É mais um grande passo do Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), para a desburocratização e modernização dos processos de habilitação no Estado de Mato Grosso”, enfatizou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Além da renovação, a nova versão do aplicativo MT Cidadão também disponibiliza os serviços de solicitação de segunda via da CNH, pedido da CNH definitiva e da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Mas, para abrir o processo de renovação, pelo aplicativo, o condutor não poderá possuir impedimentos e/ou bloqueios em sua CNH, bem como estar dentro de um prazo máximo de 180 dias próximo ao vencimento de sua carteira. “Ou seja, habilitações que vencerão acima de 180 dias não conseguirão abrir o processo de renovação da CNH por meio do aplicativo MT Cidadão”, reforçou Alessandro.
Atualmente em Mato Grosso existe 1,3 milhão de condutores habilitados em todas as categorias, informa a assessoria.