A secretaria de Estado de Segurança Pública recebeu, hoje, um carregamento com mais de 9 mil litros de álcool em gel e 425 máscaras de proteção individual que vão reforçar a atuação das forças de segurança do estado diante da pandemia de Covid-19. O material foi adquirido com recursos do ministério da Justiça e Segurança e executados pela secretaria nacional de Segurança Pública. Ainda hoje, o material será entregue para a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Além do álcool em gel e dos óculos, a secretaria deve receber nos próximos dias máscaras do modelo N95 e cirúrgicas descartáveis, luvas, toucas e aventais também provenientes da secretaria nacional, que serão entregues aos servidores públicos destes. O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Victor Fortes, acompanhou o recebimento dos materiais e agradeceu a parceria com o órgão federal. “Essa é apenas uma parte dos EPIs que estão chegando aqui em nosso Estado adquiridos com recursos do Ministério da Justiça, através da Senasp. É um material que será distribuído para os profissionais da segurança pública como forma de auxiliar as medidas profiláticas no combate ao Covid-19”, pontuou Fortes.
A secretaria de Segurança de Mato Grosso também entregou 115 mil máscaras descartáveis e 232 óculos adquiridos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e entregues para servidores e unidades do Sistema Penitenciário do Estado.
Além disso, algumas unidades prisionais estão empregando a mão-de-obra de reeducandos na confecção de máscaras de tecido que estão sendo distribuídas em todas as unidades penais do Estado. Também por meio do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal foram adquiridos aventais, luvas, termômetros infravermelhos, dentre outros, para atendimento dos reeducandos nas unidades penais.
Em uma ação conjunta com a secretaria de Planejamento e Gestão, cerca de cinco mil máscaras N95, adquiridas com recursos provenientes de contas judiciais referentes às ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso, foram entregues para os servidores da Politec no mês passado, informa a secretaria adjunta de Comunicação.