A secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação informou, ao Só Notícias, que o Abrigo Institucional Temporário de Curta Duração para defesa de mulheres vítimas de violência doméstica poderá entrar em funcionamento nos próximos 60 dias. O total de vagas que será disponibilizado ainda não foi definido.
O abrigo será no Jardim Barcelona, terá um investimento estimado de R$ 50 mil para sua estrutura abrigando, além das vítimas, os filhos que estejam em situação de risco. A licitação para locação do imóvel ainda está em andamento. De acordo com o documento, o valor global para investimento gira em torno de R$ 95,9 mil e o contrato com a empresa será de até 24 meses.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também ajuda na causa, disponibilizando às mulheres recursos para a compra de passagens, além de bancar hospedagem temporariamente em hotéis.
Conforme Só Notícias já informou, o abrigo ficará sob administração da Rede de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres, que é responsável pelo suporte as mulheres que precisam fazer algum tipo de acompanhamento psicológico ou encaminhamento ao mercado de trabalho para conseguir independência financeira. Além disso, são ofertados cursos profissionalizantes, auxílio com advogados, assistente social, entre outros de forma gratuita.
A rede é formada por membros do Ministério Público, delegacia municipal, bombeiros, delegacia especializada da Mulher, Polícia Militar, Poder Judiciário, Defensoria Pública, OAB, hospitais, Politec, Conselho Tutelar, câmara de vereadores, prefeitura, faculdades, Escritório Regional de Saúde e sociedade civil organizada.