O prazo de encerramento da vacinação contra a gripe para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco foi prorrogado para o dia 30 deste mês. A mudança ocorreu por conta da baixa procura dos doentes crônicos, pessoas com deficiência, caminhoneiros com carteira C, D e E, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos de 55 a 59 anos e professores.
De acordo com a assessoria da secretaria municipal de Saúde, a vacina está sendo aplicada de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde, Botânico, Jacarandás, Maria Vindilina, Primaveras, Gente Feliz, Cidade Jardim, Alto da Glória, América, Camping Club, São Francisco e no Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (CIAMS) das 6h às 18h. A imunização protege contra Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B; e, conforme Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
Conforme a coordenadora de imunização Girlene Trentin, é importante que essas pessoas se conscientizem quanto à necessidade de receberem a dose. “Mesmo com as diversas ações itinerantes de vacinação que fizemos em pontos estratégicos para atingir o maior número de pessoas que se enquadram nas etapas da campanha, ainda temos um número significante de munícipes deste grupo para se vacinarem antes da imunização ser aberta à população em geral. Então, pedimos que esse público entenda a importância da vacina, principalmente neste período de pandemia, e busque um unidade de saúde para se vacinar”.