O município de Matupá não tem conseguido manter o ritmo de crescimento das exportações registrados no final do ano passado, quando a cidade terminou como o 10º maior exportador de Mato Grosso, respondendo por quase 3% de tudo que foi vendido no Estado para fora do Brasil. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram que no primeiro quadrimestre deste ano houve redução de 46% no valor de venda comparado com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a abril deste ano, a venda externa atingiu U$ 62 milhões e derrubou a participação na comercialização estadual para 1,2%, jogando o município para a 23ª colocação do ranking estadual. Como as importações ficaram próximas de U$ 100 mil, o saldo da balança comercial fechou em U$ 61,9 milhões.
A soja foi o produto mais vendido, com 78% de participação. A carne aparece na sequência, com 21%, e o milho responde por 1% das vendas.
A queda no valor de vendas pode ser atribuída ao fechamento de alguns mercados, o que não foi reposto nem com o aumento das compras chinesas em 52%, mantendo o gigante asiático como principal parceiro dos produtores locais com 30% da participação. Espanha, com 14%, Reino Unido, com 12%, Turquia, com 7,6, e Paquistão, com 5,1% das compras fecham a lista dos principais clientes.