PUBLICIDADE

Sinop aumenta vendas de produtos no exterior no quadrimestre e melhora balança comercial

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

O relatório de exportações de Sinop no primeiro quadrimestre de 2020, elaborado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, mostra momento favorável para o município com um avanço de 4% no valor vendido para o exterior na comparação com o mesmo período. Por outro lado, as importações caíram 32,5% e o saldo da balança comercial aumentou, fechando os quatro meses iniciais deste ano com superávit de U$ 236 milhões.

As vendas dos produtores sinopenses entre janeiro e abril atingiram a marca de U$ 258 milhões e superaram as comercializações do primeiro quadrimestre de 2019 em U$ 10 milhões. Os números respondem por 4,9% de tudo oque Mato Grosso já exportou neste ano e coloca a cidade como a 8ª maior exportadora do estado no período e a 55ª do país. As importações foram reduzidas em U$ 11 milhões. Caíram de U$ 32,4 milhões para U$ 21,9 milhões.

Apesar de reduzir o número de países para os quais Sinop vendeu, o município se destacou com as vendas para a China, que cresceram 32% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. O gigante asiático é o principal destino das vendas sinopenses com 43% do mercado.

Entre os cinco principais destinos, somente a Turquia reduziu as compras em 31% e caiu para a terceira colocação com 8,3% das compras. O segundo lugar foi assumido pelo México, com 10% de participação. Fecham a lista a Espanha, com 8,1%, e o Reuni Unido, com 6,2%.

A soja domina as vendas com quase 90% de participação, seguida do milho com 8,8%. Madeira e carne completam a lista de produtos exportados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE