Mato Grosso mais do que triplicou a área destinada ao plantio do gergelim na safra 2019/20. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento divulgado na última semana, o Estado, que havia plantado 53 mil da cultura na última safra, destinou uma área de 157 mil hectares na atual safra.
“A cultura apresentou excelente adaptabilidade ao clima de Mato Grosso na segunda safra, bastante resistente à estiagem característica do estado nesta época. Além disso, a excelente rentabilidade associada à cultura atraiu agricultores entrantes e o gergelim, antes restrito ao Vale do Araguaia e especialmente à Canarana, expandiu-se para o estado inteiro”, afirmou a Conab, no levantamento.
Segundo a Companhia, o desenvolvimento das lavouras tem sido positivo, e o estádio predominante é o reprodutivo. A Companhia calcula produtividade média de 799 kg por hectare, que deverá resultar em 125,4 mil toneladas de gergelim produzido em Mato Grosso. Na safra passada, o Estado produziu 41,3 mil toneladas. A colheita deve começar em junho.
A Conab não divulgou a cotação atual do gergelim. Na safra passada, o grão era vendido a cerca de R$ 3/quilo. Em 2019, segundo o Ministério da Agricultura, a exportação de gergelim rendeu US$ 25,5 milhões. Os principais compradores foram Vietnã, Turquia, Guatemala e Arábia Saudita. Em janeiro deste ano, o Ministério anunciou um acordo de venda do gergelim para o mercado indiano.