O prefeito de Juína (733 quilômetros de Cuiabá), Altir Peruzzo infirmou que está em isolamento aguardando resultado dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen). Ele fez o teste rápido e confirmou estar com novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, já fez a coleta de material e o resultado deve ser divulgado nas próximas horas pela secretaria municipal de Saúde.
“Sou a segunda pessoa com a presença do vírus, segundo o teste rápido. O material foi enviado para conclusão definitiva para Lacen, em Cuiabá. Ainda espero e acredito que dará negativo, até porque, não tenho nenhum sintoma. Estou totalmente assintomático sem qualquer problema. De qualquer forma, desde o primeiro momento, todos que foram testados estão isolados assim como eu. Estou no meu quarto e minha família também está isolada. Todos foram testados e deram negativos. Isso nos deixa tranquilo”.
Peruzzo afirmou ainda que o secretário adjunto de Cultura Adriano José de Souza também confirmou estar com doença através do teste rápido. No último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, foram feitas 12 notificações de casos suspeitos de Coronavírus, em Juína. Desses, 4 estão descartados e 8 estão aguardando resultado de exames.
Ontem, a secretaria Estadual de Saúde confirmou que subiu para 30 a quantidade de mortes por Coronavírus, em Mato Grosso. No último domingo faleceu em Cuiabá uma aposentada, 79 anos, que também tinha hipertensão e diabetes e, no sábado, uma mulher de 57 anos, que tinha obesidade, hipertensão e diabetes. A prefeitura informou que a mulher, de 79 anos, foi atendida na Policlínica do Planalto, ontem, em estado grave e logo em seguida faleceu. Ela era sogra da vítima que morreu no hospital de referência do município, sábado à noite.
Com os exames de ontem, subiu para 941 a quantidade de pessoas que contraiu a doença, 501 estão em isolamento domiciliar, 73 estão internados e 44 deles na UTI (taxa de ocupação é de 12,65). O número de pessoas recuperadas subiu de 323 (ontem) para 337, representando 35,8%. O total de mortes, 30, representa 3,2% dos casos.