O Órgão de Defesa do Consumidor de Sinop registrou, de janeiro até agora, 1.343 atendimentos. Desses, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) 12,64% (181 atendimentos) estão relacionados a reclamações sobre a prestação dos serviços de telefonia celular.
Na sequência, aparecem os assuntos financeiros com 151 atendimentos (10,54%), energia elétrica 126 (8,80%), água e esgoto 109 (7,61%), lojas e compra a prazo 96 (6,61%), cartão de crédito 43 (3%), cartão de loja 42 (2,93%), seguros 41 (2,86%), entre outros.
Consta ainda que assuntos financeiros está no topo do ranking, com 606 registros, com mais de 42% do total de registros via sistema. Seguido de telefonia 252 (17,60%), como segundo mais reclamados. Atrás tem os serviços essenciais com 244, produtos 178, serviços privados 95, saúde 40, além de habitação e alimentos.
Ainda de acordo com o Sindec, 24% das reclamações feitas até agora são de consumidores com idades de 31 a 40 anos. Além disso, 51,39 % do total das denúncias são feitas por mulheres.