PUBLICIDADE

Nova Mutum tem 21 casos de Covid-19 e secretária não descarta uso da cloroquina para tratamento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde divulgou que aumentaram os casos do novo Coronavírus (Covid-19) em Nova Mutum, passando de 20 (ontem) para 21, sendo que 12 foram confirmados através de exames em laboratório habilitado e nove por testes rápidos. Destes, nove já estão recuperados, um hospitalizado, 10 em acompanhamento domiciliar, e houve um óbito.

Além disso, dois pacientes residentes de outras cidades foram confirmados em Nova Mutum. Ainda consta no documento, que tem um paciente considerado suspeito aguardando o resultado dos exames. Outros 31 já passaram por testes, apresentaram resultados negativos e foram descartados.

Durante a atualização dos números, a secretária de Saúde, Anke Schwabe, não descartou a possibilidade do uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a doença. A responsável, destacou que o uso é de “estrita responsabilidade do médico, a conduta médica é que define se pode ou não usar de acordo com o estado físico e clínico daquele paciente”.

Apesar de entender que a decisão parte do corpo médico, a secretária acrescentou que “se houver necessidade e prescrição para aquisição, adquirimos sim o medicamento. Porém, é sempre de responsabilidade médica, porque ele vai avaliar tudo. Além disso, é de uso exclusivo intra-hospitalar, porque lá eles têm condições de avaliar os possíveis efeitos colaterais que o uso nesses casos pode provocar”, emendou.

Segundo Anke, o uso deve ser avaliado rigorosamente. “A cloroquina é usada numa dose muito mais alto para tratamento do Coronavírus, do que normalmente para os casos de malária que algumas pessoas fazem referência. Então não tem como falarmos que é simples e foi usado tantas vezes, curou tantas pessoas. Agora é uma nova dosagem, muito mais alta e que pode ter efeitos colaterais”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, a secretaria Estadual de Saúde divulgou, ontem, que Mato Grosso chegou a 792 confirmações desde o início da pandemia. Destes, 396 estão isolados em suas residências e 34 na UTI (sendo 24 na rede pública correspondendo a 10,2% da capacidade). Além disso, o número de recuperados é de 307.

A pasta também confirmou as duas mortes, noticiadas ontem de manhã, de um homem, de 48 anos, que é de Andradina (SP), não consta se teria comorbidades e estava internado em Cuiabá, e de uma mulher, 60 anos, de Várzea Grande que tinha hipertensão e diabetes. O número oficial de mortos (desde 3 de abril) é de 26 sendo que 9 ocorreram nos últimos 7 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE