Os soldados do Exército já estão acampados no barracão do aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin, para operação Verde Brasil 2 que atuará em conjunto com a operação Amazônia Arco Norte das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp). Hoje à tarde, um helicóptero também chegou a fazer sobrevoos em Sinop.
Nesta semana, fiscais da Sema atuam em conjunto com as forças armadas em ação de contenção de crimes ambientais na Estação Ecológica Rio Ronuro, em Nova Ubiratã (168 quilômetros de Sinop).
Os alvos da fiscalização serão levantados pelos órgãos de fiscalização ambiental e de segurança pública. A partir disso, as Forças Armadas vão planejar como será a atuação deles na Amazônia Legal, que engloba a faixa de fronteira, as terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais no estado de Mato Grosso.
De acordo com o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general de brigada Reinaldo Salgado Beato, o objetivo é zerar, se possível, o desmatamento e os incêndios ilegais. “É um objetivo do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal. O Exército tem cerca de 2,7 mil homens em Mato Grosso que podem ser empregados nesta ação e estamos recebendo reforços de Campo Grande, Brasília e contamos com as forças de segurança estadual. Temos três aeronaves e podemos ter mais, dependendo da necessidade, além de caminhões e motos”.