O Ministério Público do Estado emitiu notificações recomendatórias aos municípios de Tapurah e Itanhangá (246 e 150 quilômetros de Sinop, respectivamente) estabelecendo que ampliem o distanciamento social, reforcem a fiscalização, mantenham suspensas aulas presenciais e eventos, revoguem a autorização de celebrações religiosas e realizem exames laboratoriais em policiais civis e militares. As recomendações foram expedidas pela promotora de Justiça Cynthia Quaglio Gregorio Antunes, esta tarde.
A promotora considerou que ontem, foram confirmados sete casos de Covid-19 no município de Tapurah, distante 65 quilômetros de Itanhangá, e que houve incremento nas ocorrências em toda a Regional de Saúde do Teles Pires, totalizando 91 casos notificados até o momento e cinco mortes.
Diante dessa situação, estabeleceu reforço da fiscalização quanto às medidas de higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras e limpeza de superfícies em ambientes públicos e privados; isolamento domiciliar compulsório de todos os pacientes confirmados ou que aguardam resultado de exame, bem como de seu núcleo familiar; distanciamento social para pessoas acima de 60 anos ou com doenças crônicas. Por fim, postulou pela reavaliação diária da situação dos municípios.