PUBLICIDADE

Tribunal de Contas e Senai entregam respiradores para tratamento do coronavírus em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Os presidentes do Tribunal de Contas Estado e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Guilherme Antonio Maluf e Gustavo de Oliveira, respectivamente, entregaram, hoje, quatro respiradores mecânicos recuperados ao Hospital Estadual Santa Casa para a utilização no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19).  Com essa entrega, realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Mato Grosso (SENAI), em Várzea Grande, nove respiradores mecânicos já foram recuperados pela equipe e entregues às unidades hospitalares. Ao todo, 87 sem condições de uso na rede pública hospitalar do Estado foram encaminhados para avaliação e manutenção.

A manutenção dos respiradores é fruto do acordo técnico-financeiro-emergencial assinado entre TCE e o Senai, no mês passado. O termo prevê suporte financeiro da Corte de Contas no montante de R$ 500 mil para aquisição de peças e outros materiais necessários para o reparo dos respiradores.   “Sabemos da importância desses respiradores para as unidades hospitalares no combate à Covid-19. O convênio entre TCE e Senai foi altamente positivo e os respiradores, que hoje estão sendo devolvidos para a sociedade, vão salvar vidas”, afirmou Maluf.

De acordo com o presidente da Fiemt, a parceria foi muito importante porque viabilizou a manutenção e recuperação dos respiradores, algo que a equipe do Senai tem capacidade técnica para fazer. “Esse processo também nos ensinou que é possível colocar esses ativos em atuação e operação. Estamos recuperando respiradores que estavam baixados há 5 anos na Santa Casa e serão utilizados por pessoas que precisam” afirmou Oliveira.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, agradeceu a manutenção dos respiradores e pontuou que, atualmente, 12 pacientes estão internados na UTI da unidade com coronavírus e 18 estão na enfermaria.  “Partindo do princípio que vivemos uma pandemia, seria completamente inviável, impossível a compra ou recuperação de respiradores, pois a demanda reprimida é muito grande, sabemos de empresas que estão em colapso, seria difícil a manutenção das que temos. Hoje, os respiradores estão custando três vezes mais o valor original”.

Os conselheiros Moises Maciel e Luiz Carlos Pereira também participaram da entrega dos respiradores e conheceram o local onde estão sendo realizadas as manutenções, na sede do Senai. “Representando a corregedoria, acompanho o desenvolvimento desse convênio e presencío o sucesso da sua execução. O TCE está de parabéns, a Fiemt também e quem gana com isso é a população mato-grossense”, disse

Pereira lembrou que o momento pede que as instituições se adaptem e sejam ágeis, buscando soluções criativas para superar esse momento. “Esse convênio, de buscar equipamentos danificados que precisam de manutenção e assistência e recuperá-los, é de suma importância. Esse é um exemplo dado por essas instituições, estamos nessa pandemia, não há o que se comemorar, mas muito trabalho está sendo feito para dar resposta a sociedade”, comentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Em visita a Mato Grosso, senadores avaliam necessidade de investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE