Ao participar de uma live nesta segunda-feira, o prefeito Roberto Farias pediu a compreensão da população para evitar que medidas drásticas sejam tomadas para evitar o registro de mais casos do novo coronavírus em Barra do Garças. Segundo ele, o sinal amarelo acendeu e um lockdown (fechamento total da cidade e confinamento obrigatório) não está descartado.
O prefeito afirmou que não pretende ter “os cemitérios cheios por irresponsabilidade de poucos”. Roberto Farias se referiu ao desrespeito dos protocolos de isolamento por parte das pessoas que insistem em aglomerações em bares, lanchonetes, praias e cachoeiras quando poderiam estar em casa para evitar a disseminação do vírus. “Não descarto medidas drásticas, como o fechamento total da cidade, se for preciso”, disse.
O prefeito lamentou ainda não ter recebido recursos para as ações de combate à Covid-19. De acordo com Roberto Farias, o município é um dos únicos de Mato Grosso a contar com leitos exclusivos de UTI para a Covid-19, sendo cinco no Hospital Municipal Milton Morbeck e quatro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Roberto Farias informou que o uso de máscaras é obrigatório e aqueles empresários que desrespeitarem poderão ser punidos com multas e suspensão do alvará de funcionamento. “A fase de orientação acabou. É preciso que todos façam a sua parte e colabore para que a situação não seja ainda mais agravada”, alertou.
Conforme Só Notícias já informou, Barra do Garças registrou quatro mortes, sendo três nos últimos três dias. A última vítima é uma mulher de 60 anos, que estava hospitalizada. Neste domingo, também faleceu no município o ex-prefeito de Ponte Branca, Sandoval Nogueira de Moraes, 82 anos. No sábado, morreu um homem, de 72 anos, que estava internado desde 30 de abril. O outro ocorreu no último dia 20 e o homem tinha 54 anos.