O ex-juiz federal Julier Sebastião, que no fim do ano passado trocou o PDT pelo PT com o objetivo de disputar a prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais, ainda mantidas para outubro, foi confirmado como pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores. O diretório municipal cuiabano realizou uma reunião pela internet, no sábado (9), e confirmou o nome do ex-magistrado, como era previsto desde a sua filiação no final do ano passado.
É discurso recorrente entre os trabalhadores a necessidade da elaboração de um plano de governo alternativo à candidatura do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB) e à que deve ser proposta pelo grupo do governador Mauro Mendes (DEM). Antes de oficializar a pré-candidatura, o PT defendia a formalização de um grande grupo de centro-esquerda, junto com PDT, PCdoB, PSB, PROS e PSOL e com outras agremiações ideologicamente semelhantes.
Agora, conforme Julier explicou as Só Notícias, a intenção de aglutinar alianças está mantida, mas a prioridade é uma candidatura petista na cabeça de chapa. “A candidatura do PT é fato. Estamos nos organizando e formando uma boa chapa com vereadores”, pontuou.
A ruptura do grupo de centro-esquerda foi sinalizada na formação das chapas para disputar da eleição suplementar ao Senado, que está suspensa. PT, PDT, PROS e PSOL lançaram chapas e inviabilizaram o PSB do deputado estadual Max Russi.
Para as eleições municipais, o PROS defende a candidatura de Gisela Simona, que abandonaria a corrida ao Senado, e o PDT trabalha o nome do maestro Fabrício Carvalho.