PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde recebe 11 mil itens de proteção produzidos pelo Senai em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Mato Grosso (Senai) e destinados a secretaria de Estado de Saúde foram entregues, esta manhã. Cerca de 11 mil itens foram produzidos através de parceria entre o governo do Estado e o Senai, que possibilitou a aquisição de 5 milhões de máscaras.

Foram recebidas 10 mil máscaras de tecido, que serão destinadas aos servidores da área administrativa e doados mil protetores faciais em acetato. De acordo com o balanço mensal, apenas neste mês, houve a produção de mais de 500 mil itens de Proteção Individual – que são gradativamente entregues e distribuídos às unidades hospitalares do Estado.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa do Senai e enfatizou que a ação de parceria beneficia os profissionais que atuam no combate à pandemia. “Essa parceria promissora possibilita a intensificação da aquisição de máscaras cirúrgicas descartáveis, que são utilizadas pelos profissionais dos nossos hospitais estaduais. No total, serão confeccionadas pelo Senai 5 milhões de máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras de tecido para os servidores da Secretaria de Saúde e 120 mil toucas. Além disso, foram doados mil protetores faciais de acetato”, declarou.

A cerimônia de entrega dos itens já produzidos também reuniu trabalhadores da fábrica de máscaras, que completou um mês de produção e está estruturada na Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec).  “Nós montamos essa estrutura, contratamos profissionais e, já neste primeiro mês, mesmo com todas as dificuldades, nós ultrapassamos a marca de meio milhão de máscaras produzidas. Isso quer dizer que em maio, em ritmo pleno de produção, devemos atingir a produção de um milhão de máscaras por mês”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

Para Elaine Lamel, costureira que registrou o maior número de produção de máscaras durante este primeiro mês de fabricação, a oportunidade de trabalhar e auxiliar no combate à Covid-19 é gratificante.  “Estou aqui [na fábrica] desde o primeiro dia e a intenção é salvar vidas, o pouco que podemos fazer é para ajudar os outros. Eu e minhas colegas trabalhamos muito e gostaria de pedir que todos usem as máscaras, é muito importante. ”

A parceria entre o governo do Estado e o Senai foi oficializada no dia 7 do mês passado e viabiliza a produção de 5 milhões de máscaras hospitalares. Para dar cabo a esta fabricação, a gestão estadual vai custear o salário de 200 trabalhadores – que se dedicam em turnos alternados – e arcar com as despesas dos insumos necessários para a produção, como os tecidos e aviamentos. Já o Senai disponibiliza a estrutura da oficina de produção, assim como todos os equipamentos necessários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE