A Polícia Militar começa uma ação específica de fiscalização do cumprimento do decreto lei, que torna obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais e em outros espaços públicos e privados. A operação ‘Dispersão II – Covid 19’, essa operação fará um trabalho que consiste em notificar aqueles que estiverem desrespeitando a medida legal, ou seja, insistem em sair de casa ou estão em compras sem máscara.
A atuação da PM será simultânea em todos os municípios mato-grossenses. A lei estabelece o pagamento de multa no valor de R$ 80 por pessoa (consumidor, funcionário, proprietário, diretor) que estiver sem o equipamento de proteção individual. E determina que seja afixado em local de fácil visualização cartazes informando a obrigatoriedade do uso. O valor será destinado para compra de alimentos para família de baixa renda.
A operação também vai orientar e alertar pedestres, condutores de veículos e pessoas em geral que estiveram circulando sem o uso da máscara sobre a obrigatoriedade, as implicações legais e a importância da proteção para conter a propagação do Coronavírus (Covid-19).
A lei pode ter mudanças porque o governo propôs alterações – e a Assembleia ainda votará – para que os gestores de órgãos públicos onde pessoas estejam sem máscaras sejam multados.
Em Sinop, onde havia antes da pandemia mais de 14 mil empresas ativas, em diversos segmentos, a fiscalização começou pela manhã, com apoio de Procon, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.
Mato Grosso registra, oficialmente, desde o início da pandemia, 344 infectados, 205 pessoas curadas, 13 mortes e a taxa de ocupação de UTI no Estado é de 5,7%.