A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes que disputam o torneio estadual participaram de reunião virtual nesta segunda-feira. Por meio de comunicado oficial, a entidade prometeu encerrar o campeonato em campo e condicionou a retomada das atividades ao aval das autoridades sanitárias estaduais e municipais.
“O Campeonato Paulista será finalizado, sim, em campo. No entanto, temos a convicção de que o momento é de cuidado com a saúde e a vida de todos os brasileiros. Assim, seguiremos todos os prazos e protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades”, diz a nota.
Com o Campeonato Paulista paralisado após a 10ª rodada em função da pandemia de covid-19, os presidentes José Carlos Peres (Santos), Carlos Augusto de Barros e Silva (São Paulo), Maurício Galiotte (Palmeiras) e Andrés Sanchez (Corinthians) representaram os quatro clubes grandes do estado na reunião.
“O futebol paulista, unido e consciente de seu papel perante à sociedade, afirma que apenas voltará às atividades quando as autoridades de saúde estadual e municipais permitirem, preservando a integridade de todos os envolvidos na organização das partidas”, diz o comunicado.
Os clubes também decidiram retomar os treinamentos de forma conjunta, na mesma data, que será determinada após a liberação das autoridades sanitárias. A FPF e seus filiados ainda lamentaram profundamente as milhares de mortes causadas no Brasil pela pandemia de covid-19.