O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, há pouco, que atualizou as estimativas da safra de milho 19/2020 no Estado e, com o crescente avanço dos preços do cereal no último semestre, os produtores decidiram ampliar a área semeada. Com isso, instituto espera agora uma área de 5,19 milhões de hectares em Mato Grosso, aumento de 1,82% ante o último levantamento e de 6,90% quando comparado à área cultivada na safra anterior.
“Já em relação à produtividade, a falta de chuva nas regiões centro-sul, sudeste e oeste do estado causou redução do potencial produtivo do milho, que deve impactar a produtividade de Mato Grosso em 1,03 saca/hectare ante a última projeção feita no final de janeiro. Dessa forma, o rendimento médio das lavouras passa a ser considerado em 104,98 saca/hectare, 5,15% inferior ao da safra 18/19. Por fim, a produção esperada aumentou 0,84% ante o último levantamento, sustentada pela maior área cultivada, gerando a expectativa de produzir 32,71 milhões de toneladas do cereal para o Estado”.
No boletim de hoje, o Imea informa que Mato Grosso fechou (na média semanal) em leve alta de 0,72% ante a semana passada, cotado a R$ 39,90/saca, após aumento das cotações do cereal na B3