O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, evitou criticar a decisão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli em flexibilizar as medidas de isolamento social. No entanto, apontou que poderá aumentar o número de contaminações por Coronavírus. “Em Sinop já tem óbitos (em decorrência da doença – um homem de 61 anos e outro de 45). Infelizmente é uma decisão que pode aumentar o número de contaminações. É um risco que se corre, mas temos que enfrentar. Isso trará um certo desconforto”, afirmou o secretário.
No último sábado, Rosana publicou novo decreto permitindo a retomada gradativa das aulas nas escolas particulares, que têm cerca de 7 mil alunos, a partir de hoje. Inicialmente 50% dos alunos voltam a estudar. A partir do dia 11, o percentual aumenta para 70% e, do dia 28 em diante, 100%. Mas, fica a critério de cada unidade quando retornar. A decisão também é válida para universidades particulares.
Nas escolas municipais, onde estudam 17 mil, o retorno presencial será a partir do próximo dia 18, para turmas do ensino fundamental (primeiro ao sexto anos) e nas creches, seguindo o decreto do governo do Estado. Dia 20 reiniciam aulas para turmas do segundo e terceiro anos do fundamental, dia 25 para alunos que estão no quarto ano e dia 27 para os que estudam nos quinto e sexto ano.
Os eventos com até 200 pessoas, cursos, palestras, treinamentos e outros, também foram liberados pela prefeitura considerando que empresas nestes segmentos estavam há dois meses sem operar.