O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) estadual já contabilizou 5.531 registros de janeiro até agora. Desses, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a energia elétrica está entre os assuntos mais reclamados com 1.759 (31.80%).
Na sequência, aparecem os serviços de água e esgoto com 661 (11,95%), telefonia celular 435 (7,86%), cartão de crédito 343 (6,20%), banco comercial 323 (5,84%), financeira 272 (4,92%), telefonia fixa 198 (3,42%), cartão de loja 115 (2,08%), plano de saúde 97 (1,75%) entre outros.
A área de serviços essenciais se mantém no topo do ranking, com 2.489 registros –45 % do total de registros via sistema. Os assuntos Financeiros seguem como segundo mais reclamados: 1.214. Atrás tem as telecomunicações com 727, produtos 521, serviços privados 399, saúde 114, além de habitação e alimentos.
Ainda de acordo com o Sindec, 24% das reclamações feitas até agora são de consumidores com idades de 41 a 50 anos. e 54% do total são feiras por mulheres.