PUBLICIDADE

Quinto maior exportador do Estado, Sinop tem queda de 26% nas vendas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O município de Sinop, que terminou 2019 como o 5º maior exportador de Mato Grosso registrando U$ 819 milhões em vendas externas, começa 2020 com queda de 26% nas vendas para outros países. De janeiro a março deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as exportações foram de U$ 134 milhões ante os U$ 181 milhões comercializados no mesmo período do ano passado.

A queda temporária coloca o município no 10º lugar do ranking estadual de exportadores, com 3,7% das vendas externas do estado. No Brasil, Mato Grosso terminou 2019 com a 55ª cidade que mais exportou. No primeiro trimestre de 2020 caiu para a 74ª colocação.

Neste ano, a China mantém-se como principal parceiro comercial de Sinop, respondendo por 43% das compras. O MDIC aponta compras na ordem de U$ 58 milhões e crescimento de U$ 13 milhões em relação ao recorte do ano passado. O México também aumentou as compras e chegou a U$ 9,5 milhões. Os demais parceiros importantes reduziram as compras ou mantiveram os valores passados. Também houve diminuição no número de parceiros comerciais.

No trimestre, a soja (e seus derivados) foi o produto mais vendido, com 81% das vendas. O milho fechou com 17% e o restante é contabilizado em madeira e carne.

A importação de Sinop teve queda de 5,2% e fechou o trimestre com U$ 17,4 milhões, quase tudo em insumos agrícolas como adubos e fertilizantes vindos, majoritariamente, da Alemanha, México e China.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE