O presidente da Associação Médica de Sinop, Fabio Barroso, e o vice Álan Osti, divulgaram nota agradecendo empresas que continuam tomando medidas preventivas para evitar mais casos de Coronavírus e defende que todos continuem seguindo as medidas de “distanciamento social, evitando aglomerações, o uso de máscara de proteção individual e medidas de higiene pessoal”.
A associação também agradeceu a prefeita Rosana Martinelli pelo “empenho e discernimento” e considera que ela vem “administrando o manejo do comércio com responsabilidade e informando a população por meios claros e comuns”. No início da pandemia, mês passado, ela baixou decreto suspendendo aulas, eventos e, por aproximadamente 5 dias, 90% do comércio ficou fechado só funcionando supermercados, postos de combustíveis, farmácias e outros de atividade essencial. Posteriormente, com o comitê que foi criado e ouvindo entidades, aos poucos foi sendo permitida a retomada de outros segmentos. Aulas na rede municipal seguem suspensas. Missas e cultos presenciais podem ser realizados com 50% da capacidade em cada igreja.
Com apoio de diversas empresas e entidades do comércio, foram doados álcool gel e cestas básicas para famílias de baixa renda e para alguns estabelecimentos comerciais. Centenas de empresas passaram a operar com seus colabores usando máscaras (antes mesmo de aprovado projeto de lei estadual tornando uso obrigatório) e tomando outras med
O balanço deste domingo da secretaria estadual de Saúde aponta que Sinop está com 9 casos, 10 pessoas se recuperaram da doença e há registrou de um morto. Um idosos está na UTI.
Íntegra da nota:
“A Associação Médica de Sinop (AMS) como entidade membro da UNESIN, em nome de toda a sua diretoria, agradece o comércio, empresários e a população sinopense pelas medidas tomadas contra o Covid-19 e cumprimento da quarentena, conforme recomendação dos órgãos de Saúde superiores e governos municipais, estadual e federal. Agradecemos também o empenho e discernimento da nossa prefeita Rosana Martinelli, que vem administrando o manejo do comércio com responsabilidade e informando a população por meios claros e comuns.
Por conta da gravidade que essa pandemia tem demonstrado, consideramos que ainda seja o momento de respeitar as medidas de prevenção contra a Covid-19 sobretudo o distanciamento social, evitando aglomerações, o uso de máscara de proteção individual e medidas de higiene pessoal. Essas medidas deverão ser mantidas ainda por um tempo considerável, a fim de evitar o aumento significativo do número de casos, como vendo noticiado noticiado pelas mídias oficiais em algumas cidades do Brasil e outros países.
Sabemos a necessidade de manter a economia ativa e em funcionamento, e também, esse agravo à saúde jamais pode ser subestimado. Agradecemos também o grande empenho das pessoas e empresas de nossa cidade que doaram e continuam doando fundos para o desenvolvimento das ações da Comissão de Combate ao Covid-19 na obtenção de máscaras, álcool em gel e demais insumos necessários e escassos nesse período. Essa junção de esforços está sendo essencial para manutenção da saúde local”.