A secretaria de Estado de Saúde confirmou, há pouco, que subiu de 221 (ontem) para 241 casos de Coronavírus em Mato Grosso. Desses, 88 estão em isolamento domiciliar e 125 estão recuperados. Há 20 pacientes hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva e nove em enfermaria. No Estado, foram registrados oito óbitos em decorrência da doença. A oitava foi notificada pelo município de Cáceres e envolveu uma mulher, 24 anos, residente de Mirassol D’Oeste, ontem.
Nas últimas 24 horas, surgiram 21 confirmações nos municípios de Cuiabá (11), Rondonópolis (1), Sinop (5), São José dos Quatro Marcos (1), Mirassol D’Oeste (1), Querência (1) e de residentes de outros estados (1). No documento, a área técnica corrigiu um caso que foi registrado, na última quinta-feira (23), em duplicidade para Jaciara; portanto, o município consta oficialmente com 1 caso confirmado.
Ainda de acordo com a secretaria, Cuiabá tem 38 pessoas com a doença, 80 recuperados e uma morte; Rondonópolis está com 28 e 26 se recuperaram; Sinop 9 infectados e 10 recuperados; Várzea Grande está com 2 casos positivos e 9 não apresentam mais sintomas. São José dos Quatro Marcos 3 com a doença e 3 curados; Primavera do Leste 4 positivos e 2 recuperados; Mirassol D’Oeste 5 casos é uma morte (jovem de 24 anos); Tangará da Serra 5 infectados; Cáceres tem 2 com a doença, um recuperado e um morreu assim como Barra do Garças; Aripuanã tem um com a doença e um mort
Já as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, União do Sul , Querência, Pontes e Lacerda, Pontal do Araguaia, Nova Mutum, Nova Monte Verde, Lucas do Rio Verde, Lambari D’Oeste, Jaciara, Ipiranga do Norte, Conquista D’oeste, Confresa, Canarana, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta tem um casos cada. Já outros cinco são residentes de outros Estados.
No boletim, a secretaria também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 99 leitos de UTI e 402 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.
Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 59% dos diagnosticados são do sexo feminino e 41% masculino; além disso, 119 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.745 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 110 amostras em análise laboratorial.