PUBLICIDADE

Prefeita ameaça fechar estabelecimentos de narguilés em Sinop se decisão não for respeitada

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Ademir Specht/assessoria)

A prefeita Rosana Martinelli advertiu fortemente, ontem, ao baixar novo decreto, que não está permitido o consumo de narguilés em estabelecimentos como tabacarias e hookahs em Sinop. Durante o pronunciamento, a gestora deixou claro que haverá fiscalização e se a decisão for desrespeitada vai determinar o fechamento desses locais. O alerta foi dado durante anúncio das medidas que liberou lanchonetes, restaurantes, conveniências e similares funcionarem com 50% de sua capacidade e mantendo medidas de higiene para reforçar a prevenção ao Coronavírus.

“Sobre as lanchonetes fiz uma observação sobre o uso de narguilés. Por favor, se tiver fazendo o uso no seu estabelecimento nós vamos imediatamente lacrar o local”, garantiu a prefeita. “Esse momento é de prevenção, não estamos brincando, estamos preocupados sim com a sua saúde, porque a situação não está sob controle, todos nós devemos se cuidar, mas com seriedade. Vamos seguir em frente com todos os estabelecimentos abertos, mas queremos manter Sinop saudável”, acrescentou Rosana.

Em Sinop há estabelecimentos onde ocorre comercialização de narguilés com consumo no local e aglomerações. Com o uso, o risco de contágio de Coronavírus é iminente, já que o consumo do produto é feito, na maioria das vezes, de maneira compartilhada entre mais de um usuário.

Muito difundido nos últimos anos, o uso do narguilé é objeto de várias pesquisas. Dados de estudos da Pesquisa Nacional de Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o uso desse tipo de fumo entre 20 e 80 minutos é equivalente a fumar 100 cigarros. Assim como o uso de cigarros, o uso de narguilé contribui para o surgimento de doenças respiratórias, coronarianas e tipos de câncer de pulmão, boca, bexiga e leucemia. O compartilhamento do produto, algo que pode ser considerado uma atrativo para os jovens, também pode acarretar a transmissão de doenças infectocontagiosas como herpes, hepatite C e tuberculose, aponta a pesquisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE