Os pecuaristas mato-grossenses terão prazo maior para vacinar rebanho que será de 45 dias. Normalmente, era 30. A campanha começa no próximo dia 27 e vai até 10 de junho. A data de comunicação que o gado foi vacinado está mantida para 20 de junho.
O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) atenderam o pedido da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para haver tempo suficiente e o pecuarista se adequar. O pleito da associação junto ao ministério tinha por objetivo preservar a saúde dos produtores de bovinos que atuam em todo o Estado, focando em ações como a diminuição do movimento nas lojas agropecuárias, informa a associação.
O prazo anterior não levava em consideração as alterações decorrentes da nova realidade imposta pela pandemia do Covid-19, que exige menor concentração de trabalhadores e consequentemente mais tempo para a realização do trabalho nas propriedades.
A última vacinação contra aftosa em Mato Grosso foi em novembro. Mais de 14,3 milhões de cabeças de gado com até 24 meses de idade foram imunizadas.