O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo confirmou, há pouco, que aumentaram 44 casos de Coronavírus em Mato Grosso chegando a 205 desde o início da pandemia. Desses, 90 estão em isolamento domiciliar com sintomas leves, 15 hospitalizados (9 internados em enfermaria e 6 em UTIs). Até agora, são 94 recuperados da doença. Ontem, manteve a mesma quantidade da última segunda-feira com 181. No Estado, são 6 mortes.
Nas últimas 24 horas, as confirmações surgiram nos municípios de Cuiabá (6), Rondonópolis (9), Várzea Grande (2), Mirassol D’Oeste (4), Rio Branco (2) e Jaciara (1). De acordo com a área técnica da secretaria, o substancial acréscimo do número de confirmados se deve ao reconhecimento de testes rápidos já validados e critérios clínicos epidemiológicos.
De acordo coma secretaria de Estado de Saúde, a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 101 leitos de UTI e 400 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com Coronavírus no Estado. Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 60% dos diagnosticados são do sexo feminino e 40% masculino; além disso, 106 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos.
Cuiabá tem 49 casos ainda em monitoramento, 52 já foram recuperados e uma pessoa morreu; Rondonópolis são 26 casos, 16 recuperados e uma morte; Sinop 10 testaram positivo para doença e 3 se recuperaram; Várzea Grande 3 sendo monitorados e 8 não tem mais a doença. Já em Tangará da Serra e Mirassol D`Oeste tem 5 casos cada e todos recuperados. São José dos Quatro Marcos 3 sendo monitorados e 1 recuperado, Primavera do Leste 3 casos e 1 recuperado, Cáceres um caso e um morto, assim como Aripuanã. Barra do Garças tem 2 casos e um recuperado.
As cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, União do Sul, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Nova Monte Verde, Mirassol D’Oeste , Lucas do Rio Verde, Lambari D’Oeste , Ipiranga do Norte , Conquista D’oeste, Canarana , Campo Novo do Parecis, Alta Floresta em um casos cada. Além disso tem outros 4 que são residentes de outros Estados.
O documento ainda aponta que um total de 1.547 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e que, atualmente, restam 120 amostras em análise laboratorial.
Em instante, mais detalhes