O prefeito de Santa Carmem (30 quilômetros de Sinop), Rodrigo Frantz informou, há pouco, ao Só Notícias, que o Comitê de Enfrentamento a Pandemia de Coronavírus, analisará como se comportará os moradores com o decreto publicado hoje, liberando cultos, missas e atividades esportivas e poderá se decidir pela volta das aulas antes do fim do mês. O município tem cerca de 1,3 mil alunos na rede municipal e estadual.
O decreto permite as celebrações religiosas, com tempo máximo de uma hora e com capacidade máxima reduzida a 30%, uso obrigatório de máscaras para todos os participantes, uso de álcool gel nas entradas e saídas e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma pessoa e outra.
Além disso, foram permitidas às atividades pela secretaria e Esportes nas escolinha de esportes e hidroginástica, funcionamento do ginásio e campo e futebol. As atividades do Grupo de Convivência também estão permitidas, assim como funcionamento de parque e praças.
O comércio também está autorizado a atender com 50% da sua capacidade. Até agora, Santa Carmem não registrou nenhum caso suspeito de Covid-19.