O laboratório de biologia molecular do campus Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, irá receber R$ 17,7 mil para aquisição de equipamentos e kits para realizar testes do novo Coronavírus (Covid-19) na população. A destinação dos recursos foi aprovada nesta semana pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas.
Os recursos foram liberados após a instituição de ensino apresentar um projeto ao Comitê, formado pela Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo o diretor geral do campus, Deiver Alessandro Teixeira, o dinheiro será utilizado para comprar equipamentos específicos, kits de análise e utensílios de segurança. Ele explica que, com as aquisições, o laboratório terá condições de realizar, inicialmente, 5 mil testes, que poderão ser ampliados diante da demanda e aquisição posterior de novos insumos. “Temos condições de fazer esses testes e assim auxiliar o Estado de Mato Grosso no enfrentamento do grave problema”, garantiu.
A destinação, aprovada na reunião do Comitê, segue as recomendações publicadas pela Corregedoria do TRT de Mato Grosso e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ambos os órgãos orientaram para que valores disponíveis para a promoção de ações afirmativas sejam liberados prioritariamente para medidas de combate ao vírus causador da Covid-19.
O Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas atua fazendo a gestão e a destinação, a projetos e ações sociais, de recursos oriundos de condenações em ações civis públicas e execução de termos de ajustamento de condutas que tramitam na Justiça do Trabalho em Mato Grosso.
Conforme deliberado na reunião, a análise de todos os projetos encaminhados que não visam ao combate do novo Coronavírus será realizada quando a normalidade se restabelecer com o fim da pandemia.
As informações são da assessoria.