As especialidades de cardiologia, psiquiatria, ginecologia e oncologia, que há extrema necessidade de atendimento e as consultas eram realizadas no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), que passou a ser unidade de referência para pacientes com sintomas gripais – síndrome gripal leve – foram realocadas no Centro de Reabilitação Renascer e não houve interrompimento de acompanhamento médico para os pacientes que estão sendo tratados. A segunda unidade deferência dos sintomas gripais foi instalada na Unidade de Saúde do São Mateus.
O secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro expôs que no momento “não é hora de ir consultar. A agora é hora de tratar urgência e emergência. Hoje, temos uma situação sobre controle, nenhum caso confirmado (de coronavírus), sem nenhuma pessoa internada”. Até agora 12 pacientes passaram por exames no Lacen, testaram negativos e foram descartados.
“O AME está trabalhando como uma unidade de referência de tratamento de sintomas respiratórios, ou seja, pessoas que provavelmente possam ter ou não coronavírus. Hoje, não estamos fazendo teste de casos leves, como tenho dito, temos atendimento a pessoas que chegam com tosse, com gripe, com febre. Nós inauguramos essa semana esse trabalho especial, mais um avanço na saúde do município, um dos poucos municípios do estado que tem este trabalho especial”, expôs o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
“Os profissionais todos paramentados com Equipamento de Proteção Individual que são destinados para atender. Uma unidade igual esta, o mesmo trabalho está sendo feito na zona Leste no PSF São Mateus. Toda a zona Leste pode se dirigir até lá, que vai ser muito bem atendida. Isso é extra, fora os PSFs que continuam atendendo normalmente”, emendou o secretário.