As escolas da rede estadual já estão concluindo a montagem dos kits de alimentação escolar para entregar às famílias dos estudantes que serão beneficiados. A ação do governo do Estado, um investimento de R$ 2,5 milhões, visa garantir a alimentação aos alunos durante o período de suspensão das aulas por conta da pandemia do Coronavírus. Ao todo, serão entregues 55.757 kits de alimentação a estudantes da rede pública estadual de ensino, cadastrados e beneficiados no programa Bolsa Família.
Com valor estimado de R$ 45, cada kit contém alimentos como feijão, arroz, macarrão, óleo, molho de tomate, sal e frango. Os kits podem ser acrescidos de outros produtos caso haja disponibilidade nas unidades escolares. Conforme as escolas forem concluindo a montagem dos kits, já começarão a mobilização com as famílias para fazer a entrega, que será programada e organizada de forma que evite aglomerações nas unidades de ensino.
Em Lucas do Rio Verde, na escola Márcio Schabatt, os trabalhos já foram concluídos. Com os kits montados, a escola começou a mobilização para fazer a distribuição aos 154 estudantes que serão beneficiados. Já em Alta Floresta, na escola Jaime Veríssimo de Campos, foram preparados 150 kits. O diretor da escola, Márcio Hrycyk, destaca que a compra dos alimentos foi feita conforme estabelecido em nota técnica encaminhada às escolas pela Secretaria de Estado de Educação.
Inicialmente, ficou definido como critério de atendimento às famílias dos alunos da rede pública estadual de ensino cadastrados e beneficiados com o Bolsa Família. No entanto, considerando o que prevê a Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Nº 2, de 9 de abril de 2020, poderá a unidade escolar atender com recursos (federal e estadual) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) todos os alunos que necessitarem da alimentação escolar.