O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) Klayton Gonçalves disse, esta manhã, em entrevista ao Só Notícias, que o comércio está voltando a apresentar um cenário positivo e a movimentação vem aumentando nos últimos dias. “Sentimos uma melhora, principalmente depois que saíram os pagamentos (de salários dos funcionários de grandes partes das empresas que recebem até dia 5 de cada mês), o movimento voltou na cidade e a tendência é que continue gradativamente”, analisou.
Klayton também destacou que, apesar do momento vivido, as vendas da Páscoa também foram positivas em parte do comércio (loja de roupas, calçados, brinquedos, chocolates, perfumarias e outras) apontando para uma retomada de confiança. “Percebemos o fluxo nos estabelecimentos, os ovos acabaram no final do dia anterior à Páscoa, e isso mostra sim a retomada de normalidade no movimento”, avaliou.
Ainda não foi feito balanço se o volume de vendas em parte do comércio foi semelhante ou inferior ao do mesmo período do ano passado.
A expectativa é que, com a obrigatoriedade do uso de máscaras por parte de funcionários e clientes, a partir de hoje, o fluxo seja ainda maior. “O que precisamos agora é ficarmos ainda mais preparados referente a essa questão para que a confiança de consumo aumente cada vez mais. O dinheiro está na rua, mas algumas pessoas não sentem confiança porque ainda há que tem não tenha entendido a importância das máscaras”, expôs. “Por exemplo, você chega em um ambiente, o empresário e os colaboradores estão de máscaras, mas há clientes que não. Então, a gente torce que, com a obrigatoriedade, melhore ainda mais essa questão pois vai acabar de certa forma com a insegurança que existe pela falta de uso”, acrescentou Klayton.
As entidades, assim como o governo estadual que, recentemente, lançou campanha estadual para conscientizar da importância da prevenção com uso de máscaras, vêm fortalecendo as ações para conscientizar sobre o uso. “Fizemos alguns vídeos com orientações, ações com imagens e agora vamos trabalhar no quesito de pensar em uma grande frente de trabalho. Estamos fazendo um movimento para ajudar nesse sentido e também melhorar ainda mais o consumo no comércio”, completou.