O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Klayton Gonçalves, confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que agora após a confirmação de três casos de Coronavírus no município, a entidade será “solidária” e “abraçará” um possível decreto de fechamento do comércio caso haja necessidade. “Se vier um decreto municipal dizendo que precisamos diminuir o movimento e fechar outros ramos de atividade, vamos abraçar a causa de orientação do fechamento, contra fatos não há argumentos, agora temos três casos comprovados”, destacou.
“O que defendíamos antes era a responsabilidade de não haver casos comprovados, agora temos, então nesse momento é solidariedade total aos casos comprovados e colocar todos sem risco a saúde e a vida, agora é inquestionável. O primeiro passo é pensar na vida e em ações, como cada um pode contribuir para que essa doença não se prolifere, seguir as orientações, reforçar os pedidos. ”, acrescentou o presidente.
Conforme Klayton, apesar de seguir todas as possíveis recomendações que podem vir “nesse momento não muda nada, vamos continuar seguindo os protocolos de saúde, e lutando pelo comércio local. As entidades têm buscado empresários que são capitalizados visando ajudar cada dia mais a saúde, acabamos de conseguir 1,5 mil litros de álcool 70% para a prefeitura distribuir”. “Até o momento não há nenhum decreto oficial que fale que vai fechar, mas se o Estado decretar e a prefeitura sentir a necessidade serei o primeiro a me pronunciar solidário a esse momento pensando na vida e na saúde”, enfatizou.
O presidente ainda lembrou que “os cuidados têm que ser redobrados agora, a prefeitura tem seguido todos os protocolos, os empresários estão informados, acho que é momento de aguardar qualquer informação oficial, a ACES vai acatar as informações oficiais por parte do Estado e município”, salientou.
Klayton também agradeceu aos empresários que estão se solidarizando neste momento. “Existem empresas colaborando e quanto mais colaborarem melhor para passarmos por essa, formar uma grande corrente do bem, que é essencial”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli (PL) confirmou, em pronunciamento, que novos resultados de exames, de hoje, comprovam que três pessoas em Sinop estão com Covid-19. O secretário adjunto de Saúde, Wirciley Fonseca, de 45 anos, que está na UTI de um hospital. “O quadro dele é grave e está estabilizado”, informou.
O titular da pasta, o secretário Kristian de Barros, também testou positivo e está em isolamento domiciliar. O terceiro caso confirmado é de uma enfermeira e ocupava cargo de diretoria. Ela está em isolamento domiciliar. A prefeita acrescentou que Sinop tem 22 suspeitos aguardando resultados, dentre eles a idosa que está na UTI, “estabilizada”.