PUBLICIDADE

Mauro decreta situação de emergência por 90 dias em Mato Grosso devido ao Coronavírus

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Cristiano Antonucci/assessoria)

O governador Mauro Mendes (DEM) decretou situação de emergência em todo o território mato-grossense por 90 dias, diante da pandemia do novo Coronavírus, que tem feito vítimas por todo o mundo. A situação é considerada como desastre natural e classificada como epidemia de doença infecciosa viral. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial, ontem.

O anúncio foi feito após a confirmação de seis casos de contaminação e 210 suspeitos, em mais de 40 municípios de Mato Grosso. O objetivo é que o Estado tenha condições de resposta para a “prevenção, preparação, mitigação e recuperação frente à epidemia do novo coronavírus causador da doença denominada COVID-19”.

O decreto tem a vigência de três meses e pode ser prorrogado por mais um semestre, ou seja, 180 dias, de acordo com a necessidade de ações de contenção da doença.

Fica autorizado o recebimento de receitas destinadas a ação de prevenção e combate à doença, relacionadas com a assistência social, por meio de contas especiais do Banco do Brasil, abertas para esta finalidade. Os recursos recolhidos serão para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

O governo já vem adotando diversas medidas por meio de decreto, entre elas a proibição de aglomerações, fechamento de bares e estabelecimentos comerciais não essenciais, restaurantes e padarias podem trabalhar apenas com a opção de entrega ou retirada no local, a suspensão do transporte intermunicipal, e a distância de ao menos 1,5 m entre as pessoas em instituições públicas e privadas.

Mauro também anunciou que fará parcerias com prefeitos para ampliar a rede de atendimento no combate a doença. Em duas semanas o governo estadual deve concluir, em Várzea Grande, a ampliação do hospital Metropolitano que terá mais 200 leitos para ser referência em MT nos casos grave do Coronavírus

Conforme Só Notícias já informou,  o mais recente boletim da secretaria estadual de Saúde, de ontem à tarde, aponta 6 casos confirmados no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MST desocupa sede do Incra em Cuiabá após garantia de reunião com ministro

Cerca de 500 trabalhadores rurais, acampados e assentados de...

Vistoria de apartamentos do Nico Baracat inicia esta semana em Sinop; 576 famílias

Após a definição de endereços dos moradores das etapas...
PUBLICIDADE