A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos decretou, hoje, situação de emergência como forma de prevenção ao Coronavírus (Covid-19). A decisão Comitê de Enfrentamento com redução da frota de ônibus e fechamento do comércio para evitar contato social entre a população e aumento da proliferação da doença.
De acordo com o documento, terá redução de 30% da frota de transporte coletivo, priorizando os servidores públicos identificados das áreas essenciais como saúde, segurança, social, limpeza pública, água e saneamento, educação, sem descuidar de casos especiais da população que não tem meios de locomoção.
O decreto destaca ainda que o transporte de passageiros em ônibus e aplicativos os passageiros deverão respeitar 1,5 metros de distância de outros e sentados e no segundo caso, que os mesmos fiquem no banco de trás.
Também serão suspensos os atendimentos presencial ao público em estabelecimentos e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, shopping, galerias, estabelecimentos congêneres, academias e centros de ginástica, bares, restaurantes, sendo permitido somente os serviços de entrega (delivery).
Em Várzea Grande as aulas nas escolas e creches municipais já foram suspensas, além das inaugurações e eventos, congressos e cursos. Alguns atendimentos estão sendo facilitados por meios eletrônicos, online, e-mails, sms e mídias sociais.