A prefeitura, o Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Contabilidade e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lançaram a campanha para que pessoas físicas poderão contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Mutum no ato de sua declaração anual de imposto de renda. O objetivo é fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil através dos Programas Sociais que recebem recursos do fundo no município.
A destinação pode ser feita até o dia 30 de abril, prazo final para a declaração, e o mutuense que fizer a sua declaração do imposto deve comunicar seu contador ou escritório de contabilidade para efetuar a doação – pessoa física (IRPF: 3%) ou pessoa jurídica (IRPJ: 1%).
O delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Mutum, Juliano Freitas, explicou que os escritórios orientarão os contribuintes da importância das doações. “Uma vez que o contribuinte faz sua declaração e do valor devido decide destinar 3% ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, esse valor retorna ao município que através do fundo atende os programas sociais como Desenvolver, Marton Lucca, Orquestra entre outros”, explicou, através da assessoria.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Marinês Cavalim Pivetta, acrescentou que a adesão de mais pessoas contribuindo para o fundo resulta em mais programas sociais sendo assistidos. “Conseguindo uma arrecadação maior via imposto de renda, conseguimos auxiliar mais programas em nosso município como é o caso da Orquestra, Apae, e o próprio Jovem do Futuro que destina para os participantes a Bolsa Jovem que é um auxílio financeiro mensal que serve de incentivo para que eles sejam qualificados e inseridos no mercado de trabalho”.