O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, divulgou, hoje, orientações para prevenção ao Coronavírus no âmbito da Igreja Católica na capital. “Enquanto durar o quadro de epidemia, todos os fiéis ficam dispensados do preceito dominical (a obrigação de participar da Missa aos domingos!). Aconselha-se que acompanhem a Santa Missa através da rádio, da televisão ou da internet. Recorda-se que podem realizar a piedosa prática da comunhão espiritual”, decidiu.
“A partir do dia 26 não haverá mais celebração pública da Santa Missa em nossa Arquidiocese até que se comunique o contrário. O mesmo vale para outras celebrações, reuniões e aglomerações de fiéis; suspendam-se temporariamente as aulas de catequese; exorta-se aos Sacerdotes que não deixem de celebrar privadamente, “implorando a misericórdia de Deus, em favor do povo que lhes foi confiado”, acrescenta o arcebispo.
Dom Milton também expôs, no comunicado, que “a Mãe-Igreja em tempos de necessidade sempre convidou os fiéis para se unirem em oração. A Arquidiocese de Cuiabá nestes tempos de necessidade convida todos os fiéis a se unirem diariamente na recitação do Santo Terço, ao meio dia, especialmente através da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá; no dia 25 de março (Solenidade da Anunciação do Senhor), os sacerdotes celebrem a Santa Missa e façam Rogações confiantes na Encarnação do Filho de Deus-Misericórdia que se fez carne e habitou entre nós”.
O líder religioso também definiu que “os sacerdotes estarão, como sempre, à disposição para atender aos chamados de urgência. Aos enfermos mais graves não falte a consolação dos Sacramentos. Exortamos encarecidamente aos Sacerdotes que sejam fiéis e generosos no cumprimento deste dever; a Cúria Arquidiocesana entrará em contato com as autoridades sanitárias a fim de facilitar o acesso dos sacerdotes aos hospitais; os párocos provejam que vigários, diáconos e ministros recebam o treinamento no atendimento dos Enfermos, evitando o próprio contágio e a transmissão de doenças”.